Um dia alguém me pediu para pensar numa dança que estivesse de acordo com os princípios da natureza; que, de alguma forma, estivesse intrinsecamente relacionada com a celebração da Mãe Natureza…

…primeiro pensei na dança oriental…afinal, esta é uma dança ancestral, com indícios da sua existência desde o início da Humanidade…quando o Homem ainda estava em comunhão com a Mãe Terra e com o Pai Céu…tudo era natural, e existia uma forte ligação com a Natureza. Assim, tudo surge a partir do que Ela nos dá, naturalmente. E a Dança também.

Especificamente, a Dança Oriental, manteve esta forte conexão com a natureza, até aos dias de hoje. A relação com a Terra, com as árvores, com o vento,…está na base dos movimentos desta dança.

Foi esta dança, que pratico há alguns anos, que inspirou a DanSinergia.

Contudo, pediram-me para ir mais longe. Eu aceitei o desafio.

Tendo vindo da área da psicologia, surgiu o interesse na Psico/Terapia. O estudo do comportamento é também o estudo do movimento, do gesto, do toque,…da linguagem não-verbal.

Enquanto bailarina e psicóloga isto torna-se muito interessante de experimentar…sobretudo, depois de perceber a estreita relação entre o movimento (antes de mais, o Corpo) e as emoções; além do efeito que a experiência de mexer, movimentar e dançar tem – diretamente – no que sentimos e no que pensamos.

Esta maravilhosa descoberta levou-me a outras áreas como a Dança-Terapia e a Arte-Terapia…a experiência de tornar melhor, de criar bem-estar no Outro fascinou-me…quer a partir do movimento, da dança, da pintura, da modelagem, do desenho ou qualquer tipo de arte.

Só mais tarde, depois de pensar e de sentir a Natureza no Movimento-Dança do Oriente; depois de observar comportamentos e tentar compreender os processos mentais associados a estes; depois de experimentar os benefícios da dança e da arte como terapia em Mim, surgiu a possibilidade de Estar apenas com o movimento do corpo, sentir o corpo por dentro e por fora, atenta a todas as sensações que surgem através do simples gesto até à complexidade de uma dança…pude chegar aqui através do movimento contemporâneo.

Então, após pensar, sentir, experimentar tudo isto em mim, tentando sempre não perder a Natureza em mim, surge a DanSinergia que é um pouco de tudo isto e mais…este mais surge da necessidade de criar um tempo e um espaço dentro de nós onde pairar seja possível; pairar como a ave que paira no céu, apenas pairando-bailando, bailando enquanto se paira…é esta a sensação que se pretende obter com a DanSinergia.